domingo, 24 de fevereiro de 2013

FGC ANUNCIA PAGAMENTO DA GARANTIA ORDINÁRIA (LIMITE DE 70K)

Como já deve ser de conhecimento de todos. o FGC vai iniciar o pagamento da garantia segurada, valor máximo de 70 mil por CPF, a partir do dia 4 de março.

Para quem negociou por intermédio de corretoras vai ter que esperar mais um pouco, já que, segundo o FGC, o levantamento destes clientes ainda não foi concluído.


Seguimos aguardando um desfecho referente a compra/liquidação do BVA.

92 comentários:

  1. Pessoal, os comentários estão sendo travados no post do dia 22/2 e não são nada animadores...

    ResponderExcluir
  2. algum dos colegas conseguiu extrato da conta via 0800? faz 2 dias que só me enrolam pra mandar...

    ResponderExcluir
  3. Marcelito, você não tem nenhum extrato desde da decretação da intervenção? O que eu tenho é antigo, mas depois da intervenção, acho que é o suficiente. Acho que é isso que importa. Bom, vc pode tentar confirmar os valores ligando naquele número do BVA que divulgaram no comunicado do FGC, sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente consegui! eheh. Alguém já conseguiu uma confirmação do valor exato que irá receber a partir de segunda? Os atendendes do BVA dizem que não podem liberar esta informação e o mesmo me foi dito pelo FGC via e-mail.

      Excluir
    2. Bom, eu tenho, será 70.000... rs
      Estou nos que se deram mal de verdade... rsrs

      Excluir
    3. esta certeza é dedução ou te passaram que seria este valor?
      Abraço

      Excluir
    4. Eu estou brincando... é porque eu tinha mais do que 70.000, o que quer dizer que eles tem que pagar o limite de 70.000, né?

      Excluir
    5. Sim, paga o limite (R$ 70k).
      O resto fica lá. Vai recuperar ou junto ao novo comprador (com deságio ou não) ou na massa falida (parte).

      Excluir
  4. Pelo menos o FGC vai começar a liberar o recurso até R$ 70 mil.

    ResponderExcluir
  5. kkk... é, um suspiro na tormenta... kkk

    ResponderExcluir
  6. estão mantando a gente..... todo dia um pouco...

    ResponderExcluir
  7. Não ajuda nada a ninguém....mas bateu o desespero......pensa em alguem ferrado na vida se o BVA for liquidado.... este alguém sou eu.....tenho os pés muito no chão....mas to prestes a surtar.... a tortura está sendo enorme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite... sempre tem alguém em pior situação que vc.

      Excluir
  8. FGC começa a pagar credores do banco BVA a partir de segunda

    O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) começará a pagar aos detentores de CDBs (Certificados de Depósito Bancário) e de LCI (Letras de Crédito Imobiliário) do banco BVA a cobertura de até R$ 70 mil a partir da próxima segunda-feira (4). O valor total dessas indenizações deve alcançar os R$ 300 milhões.

    O pagamento, que vai até 5 de julho deste ano, vai ser intermediado por agências de outros bancos. Após essa data, os credores remanescentes deverão solicitar o pagamento diretamente ao Banco BVA, que está sob intervenção do BC (Banco Central) desde 17 de outubro do ano passado.

    Confira o endereço das agências responsáveis pelos pagamentos em São Paulo, Rio de Janeiro e em outros locais.

    O pagamento feito pelo FGC não exclui a possibilidade de o banco ainda ser vendido. Se o crédito de um investidor tiver valor maior do que a indenização, o BVA continua devendo.

    Segundo comunicado publicado pelo FGC, os investidores que compraram papéis por meio de corretoras ou de outros agentes do mercado ainda não serão indenizados neste momento.

    De acordo com o edital, o FGC começa a verificar se não há fraudes nesse processo.

    Os investidores e corretoras devem enviar documentos que comprovam a transação.

    "Credores que adquiriram títulos ou frações ideais de títulos de emissão do BVA, por intermédio de corretoras ou outros agentes de mercado, deverão aguardar até que seja completada a verificação das alienações junto aos agentes que deverão indicar precisamente o nome e o valor de cada fração", diz o FGC no edital.

    Até agora, o fundo pagou cerca de R$ 900 milhões aos detentores de Depósitos a Prazo com Garantia Especial (DPGE) do BVA.

    DOCUMENTOS

    Pessoas físicas, titulares dos créditos, deverão comparecer às agências com documentos originais e cópias autenticadas do CPF, Carteira de Identidade ou CNH (Carteira de Habilitação) ou designar procurador.

    No caso de pessoas jurídicas, deverão ser apresentadas cópias autenticadas dos documentos societários, além do original e cópia autenticada da Carteira de Identidade ou CNH dos representantes legais da empresa.

    "SEGURO"

    Em caso de quebra do banco, o investidor de CDBs tem direito a receber de volta até R$ 70 mil, com cobertura do FGC.

    Essa espécie de seguro vale também para outros tipos de aplicação, como poupança, conta corrente e letras imobiliárias.

    O valor é pago por CPF. Assim, se uma pessoa tiver várias aplicações em um mesmo banco, a restituição é feita uma única vez, em, no máximo, R$ 70 mil.

    Se alguém, no entanto, possuir investimentos em instituições distintas, que não fazem parte de um mesmo grupo, mas quebraram simultaneamente, o reembolso é de até R$ 70 mil por instituição.

    Para receber, o investidor precisa esperar ser convocado pelo FGC, por meio do site da instituição ou de jornais.

    O fundo é acionado diretamente pelo Banco Central quando uma instituição financeira quebra.

    Os pagamentos são feitos, normalmente, em até dois meses, mas há casos de demora maior, de até seis meses. Não é feita correção monetária.


    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1237692-fgc-comeca-a-pagar-credores-do-banco-bva-a-partir-de-segunda.shtml

    ResponderExcluir
  9. Gente, Aparentemente, GOOD NEWS!!

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/113210_CAOA+ARMA+O+TIME+PARA+COMPRAR+O+BVA

    "EXCLUSIVO: CAOA arma o time para comprar o BVA
    O empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade não parece disposto a esperar pelos céus para concretizar o negócio.
    Por Clayton Netz
    Embora tenha afirmado que a compra do BVA - atualmente sob intervenção do Banco Central - só ocorreria por “milagre”, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa, não parece estar disposto a esperar pelos céus para concretizar o negócio, pelo qual continua interessadíssimo.


    Carlos Alberto de Oliveira Andrade monta estratégia para comprar o banco BVA

    Pragmático, Oliveira Andrade, que tem cerca de R$ 500 milhões investidos no banco, está fechando a contratação de um banco de investimentos, de um grande escritório de advocacia e de uma empresa de consultoria em reestruturação de dívidas para assessorá-lo na compra do BVA."

    ResponderExcluir
  10. Puff, uma notícia ruim, outra boa, uma ruim, outra boa. Parece mercado acionário. Somente acredito quando baterem o martelo.

    ResponderExcluir
  11. DD e BRB são as novas siglas faladas no BVA

    A compra do BVA por parte do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Caoa, está quase selada. Mas isso não tem impedido grupos de investidores que tinham depósitos milionários na instituição de procurar por outros possíveis compradores. No último final de semana, eles trocavam mensagens de celular sugerindo a compra do BVA por um certo DD, o banqueiro Daniel Dantas. O mesmo grupo tenta colocar o Banco de Brasília (BRB) na ante-sala dos interventores do banco. Por enquanto, nenhuma das duas opções é considerada viável pelos interventores do banco.

    http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2013/02/27/dd-e-brb-sao-as-novas-siglas-faladas-no-bva/

    ResponderExcluir
  12. aii, novela, novela sem fim...

    ResponderExcluir
  13. O que será que vai acontecer no capítulo de amanhã? Podíamos fazer um bolão, rsrs!

    ResponderExcluir
  14. Aposto que vai acontecer... nada... ! rsrs... acho que a enrolação vai continuar por mais um tempo ainda...

    ResponderExcluir
  15. Bom, pelo menos hoje tivemos quatro notícias, não foi aquele marasmo dos dois últimos dias: 1 do Valor desanimadora, 1 da Sonia Racy água com açúcar, 1 da Istoé $ animadora, e 1 da Época positiva eu diria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Pelo menos dá uma agitada e a gente tem a sensação de que "ainda há esperança"... rs

      Excluir
  16. Aguardem novo capítulo. Ainda não chegamos ao fim. Haverá mais angústia acompanhadas de mais negociações e mais deságio.
    O CAOA teve que contratar as auditorias para obter os valores do negócio.
    Como o FGC não contratou a auditoria não houve possibilidades de haver um comprador. Logo o CAOA está na jogada por esforço próprio.
    Erro gravíssimo do FGC que nos ferrou mesmo.
    O CAOA ao abrir a instituição ao público precisa estar calçado
    para poder oferecer "um banco forte". Logo é uma questão
    matemática que ele precisa fechar.
    Na ótica dele está 100% correto, como dito acima as falhas
    do processo nos deixaram absolutamente nas maos do CAOA.
    Vamos esperar mais um pouco.
    Haverá novas notícias.....aguardemps todos.

    ResponderExcluir
  17. Ué, o FGC não tinha contratado uma auditoria? Que eu me lembre, isso foi noticiado logo que começaram os boatos de possibilidade de venda... Só após o término do relatório da Auditoria é que foi aberto o prazo para propostas, inclusive...

    ResponderExcluir
  18. Lógico, o FGC (leia-s,e os grandes bancos) não vai contratar auditoria pro possível novo comprador. o Bacen vai fazer a auditoria e o levantamento dele. O novo comprador se quiser pode fazer ou não, tanto que eles avisaram quando o data center do BVA estaria aberto pros interessados. No restante, concordo com tudo.
    A questão é: qualqer novo comprador demorar muito a ponto do Bacen se encher e decretar logo a liquidação, como ocorreu com o processo de capitalização. Esse é meu medo.

    ResponderExcluir
  19. Prezados leiam a noticia do Lauro jardim... estão chegando ao fim das negociações...agora vai o racha!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Nova proposta

    A novela do BVA teve mais um capítulo hoje – um capítulo importante, aliás. Carlos Alberto Oliveira Andrade, o Caoa, fez uma proposta ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para comprar o banco, que está sob intervenção do BC desde novembro.

    O sucesso da proposta, que será analisada pelo conselho do FGC a partir de amanhã, depende fundamentalmente da adesão dos credores do BVA. Caoa oferece a eles um deságio entre 50% e 75% , que seriam pagos à vista.

    Para assessorá-lo na operação, Caoa contratou o Plural, de Rodolfo Riechert, que inicialmente, chegou a olhar o BVA para comprá-lo.

    Por Lauro Jardim

    Fonte: Lauro Jardim - Veja

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/caoa-faz-nova-proposta-pelo-bva/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+radar-on-line+(Lauro+Jardim)

    ResponderExcluir
  21. Aos investidores dos "carteirões": como está o atendimento das corretoras? Informam a vocês quais as providências que estão sendo tomadas? Respondem às perguntas, etc?

    Estou um tanto incomodado pois não li em nenhum site de corretoras um informativo do tipo "já fornecemos ao FGC a discriminação dos investidores e valores..., devendo os investidores aguardar novo edital do FGC para recebimento dos valores, edital que também divulgaremos".

    Parace-me que as corretoras fingem que o assunto não é com elas, talvez temerosas de perderem investidores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Se vc fez LCI na XP começa a rezar.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  23. Calma, vamos aguardar posicionamento do FGC e do Bacen. O Bacen e a CVM regulam as atividades das corretoras. Somente espero que este posicionamento não demore.

    ResponderExcluir
  24. E aí pessoal... alguém já foi pegar a grana no Bradesco?

    ResponderExcluir
  25. Olá boa tarde. Acabei de pegar a garantia. Não teve complicação alguma. Levei cópia autenticada do CPF e RG e somente isto. Fora a demora interminável na fila, o resto não teve enguiço. O meu está salvo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também tudo certo. cidade de porto Alegre. Só demorou um pouco pq fui o primeiro a pegar a grana na agência e a funcionária tinha que ficar lendo o tutorial que o FGC enviou.

      Excluir
    2. Pergunta aos investidores de SP e RJ: no caso de conta conjunta, basta ir na "agência do 1º titular" para retirar toda a garantia ou cada um dos titulares têm de ir nas respectivas agências do Bradesco? Grato pelas respostas.

      Excluir
    3. Respondendo à minha própria pergunta, cada um dos titulares têm de ir às respectivas agências para obter a "garantia" do FGC. E o Bradesco está criando caso com documentos que eles julgam antigos... como se a SSP tivesse cancelado os RGs... Bradesco, humpf!

      Excluir
  26. Opa! Que boa notícia... é de qual cidade?

    ResponderExcluir
  27. Curiosidade...Parece que o CAOA está negociando com os 100 maiores aplicadores que juntos tem 3bi....e mais de 3000 rebalhada ficamos juntos com os 500m faltantes para completar os 3,5bi anunciados. Nesta hora como seria bom se ou FGC ou BACEN nos informasse respeituosamente. Mas seguindo.... então a negociação agora é só com os 100 maiores??? E o deságio de 50% ou outras negociações anteriores não existem mais? Quando não se tem informações geram-se dúvidas diversas.

    ResponderExcluir
  28. Pois eu aposto que o outro blog é manipulado. Lá só passa o que for de interesse do carinha. Tem um tal de Marcelo que desejava nos passar alguma informação e foi moderado e depois huve um pedido para não tratar deste asunto no blog. Toda estes acontecimentos desde a interveção e dos procedimentos adotados estão absurdos demais. Aí tem coisa. Infelizmente poucos sabem deste blog aqui que é livre e as poucas informações que poderíamos ter nos são negadas. O carinha do blog esta escondedo informações que aposto que gostaríamos de saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo e já saquei isso faz tempo. Por isso não mando nenhuma mensagem para lá. Já tentei até divulgar este blog lá e, é claro, ele não liberou. Aquele blog perdeu o sentido. Só fala o moderador e a tal "leitora"... kkk

      Excluir
  29. Caoa ao 247: "Meu foco hoje é ultrapassar a Ford"

    Dono de uma das maiores fortunas do País, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, do grupo Caoa/Hyundai, nega que esteja em negociações avançadas para comprar o banco BVA, sob intervenção do Banco Central; "esse assunto só me gera desgaste", diz ele; Caoa acompanha todos os dias os dados de emplacamentos de veículos e comemora a ultrapassagem que fez sobre a Renault, tornando-se a quinta montadora do País; ele diz ainda que sua próxima meta é superar a Ford e garante que até 2020 irá realizar um sonho: o de criar a primeira montadora de capital 100% nacional para produzir o carro brasileiro


    247 - O destino de milhares de clientes de uma instituição financeira, o banco BVA, sob intervenção do Banco Central, está nas mãos de um único homem: o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do grupo Caoa/Hyundai, sócio da montadora coreana no Brasil. É o que informam hoje dois grandes jornais: o Estado de S. Paulo e o Valor Econômico. De acordo com essas publicações, Caoa, como é conhecido o empresário, teria feito uma proposta para adquirir o banco desde que todos os seus credores aceitem um deságio de 65%. Assim, quem tivesse R$ 10 milhões aplicados no BVA receberia R$ 3,5 milhões. O maior credor é o Fundo Garantidor de Crédito, que já colocou R$ 1,7 bilhão no BVA, mas ali também estão vários fundos de pensão de estatais, além de depositantes comuns.

    A julgar pelo que dizem os jornais, o plano de Caoa, que tem como consultor em seus negócios o ex-ministro Antonio Palocci, da Fazenda, seria levar os credores à exasperação, para que aceitem o maior desconto possível. Mas será que essa história é verdadeira? Com a palavra, o próprio Caoa, que falou com exclusividade ao 247.

    "Pode escrever aí: não estou interessado em banco nenhum", disse ele. "Esse assunto só me causa desgaste". Caoa, que trabalha em casa, no Jardim América, em São Paulo, diz que seu foco é outro. Na sua rotina, ele vive com os olhos pregados na tela da Bloomberg, onde acompanha a cotação do dólar, uma vez que a Hyundai é grande importadora, e nos relatórios diários de vendas de veículos. Neste início de ano, ele saboreia uma conquista especial. Com pouco mais de 27 mil carros e caminhões vendidos em janeiro e fevereiro, a Hyundai superou a Renault, tornando-se a quinta maior montadora do País, atrás de Fiat, Volks, GM e Ford, apenas. "Meu foco agora é superar a Ford".

    A ultrapassagem é especial porque, antes de ser o revendedor da Hyundai, Caoa implantou a Renault no Brasil, até levar um pontapé dos franceses " o que resultou numa longa disputa judicial. Hoje, ao olhar os franceses pelo retrovisor, Caoa comemora. "Eles é que saíram perdendo".

    O plano de superar a Ford não pode ser subestimado. Um dos principais amigos, conselheiros e também parceiros de Caoa é o executivo Antonio Maciel Neto, que já foi presidente da Ford nas Américas. Com Maciel, Caoa tem um sonho: o de instalar em Goiás, onde já está a fábrica da Hyundai, a fábrica para produzir o primeiro carro 100% brasileiro, de uma montadora 100% nacional. "Eu vou realizar este sonho antes de 2020", diz ele. "O Brasil é o quinto maior mercado de automóveis do mundo e não pode ser um país sem sua própria montadora".

    Sobre o banco BVA, onde tinha R$ 500 milhões aplicados, Caoa desconversa. "Não quero ser banqueiro. Quero e vou realizar o sonho de fabricar o carro brasileiro".

    fonte: http://www.mundopositivo.com.br/noticias/economia/20142628-caoa_ao_247_meu_foco_hoje_e_ultrapassar_a_ford.html

    ResponderExcluir
  30. Vivemos a meses nos alternando entre baldes de agua fria e agua morna. Enquanto istoos orgão oficiais continuam a os desrespeitar sobremaneira. Porém o IR das aplicações eles descontaram..... para isto eles sabiam nos encontrar.

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, não sei porque colocamos tanto os órgãos oficiais nesse rolo... realmente, posso concordar que pode ter faltado uma fiscalização mais tempestiva no BVA para que isso não acontecesse, mas, neste momento, não há nada que eles possam ou devam fazer. Pelo contrário, eles sequer podem se manifestar sobre o negócio, isso é entre as partes, tem até sigilo comercial. Acho que o FGC até que está fazendo o possível (tirando a demora para liberar nosso $$). Neste momento, o Bacen não tem nada a ver (já no futuro, caso fechem o negócio, ele vai ter que aprovar a transferência de controle). Nós que ficamos ansiosos e achamos que o mundo está errado. Não tem jeito, tem que ter calma e esperar o desenrolar das coisas... pelo menos mais um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas tem por no rolo SIM.

      Acabei de resgatar a garantia do FGC e o restante ficou "congelado", provavelmente no valor existente na data da intervenção, pelo que depreendo do conteúdo do Termo de Cessão. Ocorre que minha aplicação venceu em dezembro e entendo que tenho direito à remuneração do períodos, se assim não o for, por justiça também os devedores do BVA deveriam pagar juros somente até aquela data.

      Excluir
    2. estou na mesma situação que você... só que, diferentemente, estou rezando para conseguir meu remanescente... aliás, se eu recebesse todo o $$ que apliquei sem rendimento já ficaria feliz da vida! kk... gente, a gente perdeu! aplicamos mal, fizemos uma péssima escolha!! hello! agora é rezar para não perder mais... pensar em juros numa hora dessas é realmente ser muito otimista!rs

      Excluir
  32. Conversando com o advogado do Caoa, sinceramente nao vejo muito caminho a nao ser a liquidacao. A aceitacao dos 65% foi baixa e inclusive ja nao estao mais forçando as assinaturas devido a baixa adesao.
    No tocante ao FGC, vejo que apesar da concordancia do mesmo, nao havera negocio devido ao restante dos credores.
    Basta aguardar e verificar o resultado da liquidacao.
    Dureza ver meu trabalho virar pó.

    ResponderExcluir
  33. Poxa, que notícia ruim... : (

    Acabei de voltar da agência do Bradesco de Brasília. Pelo menos os 70k já estão na minha conta.

    ResponderExcluir
  34. Bom, agora quero ver a galera que não aceitou o deságio morrer com menos do que os 35% daqui a 8, 10 anos... rs... só o advogado já comerá 20% de qualquer ressarcimento...

    ResponderExcluir
  35. Será que a notícia da revista "Isto é dinheiro" procede e o prazo para adesão ao deságio vai mesmo só até amanhã (06/03) e que, dependendo disto, o BC pode anunciar a liquidação depois de amanhã (07/03)?

    E o pagamento do investidores das corretoras? Quando será que saí? Será que 4 meses e meio de intervenção não são suficientes para estes caras terem a listas destes investidores e ressarci-los?

    Sinceramente, banco pequeno nunca mais. É muita ineficiência depois de mais de 4 meses não estar concluído o levantamento dos nomes e valores dos investidores de corretoras. Tenho divulgado aos meus amigos como é, na prática, este pagamento das garantias do FGC. O desrespeito ao pequeno investidor é nítido neste processo...

    Flávio Mendes

    ResponderExcluir
  36. Cadê a notícia dessa informação?

    ResponderExcluir
  37. Segue link com a notícia:

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/113458_EXCLUSIVO+CAOA+CONTRATA+MATTOS+FILHO+BRASIL+PLURAL+E+SOLFIN+FUNDAMENTA+PARA+FICAR+COM+O+BVA

    Flávio Mendes

    ResponderExcluir
  38. Não sei como se tem acesso ao advogado do CAOA..... realmente não imagino como. Mas não faz muito sentido. Se a proposta atual é a mesma trazendo somente a valores presentes. Porém eu não consegui ver como que 35% do total podem ser iguais a 50% em 5 anos. Ali tem jogo de palavras. Agora se esta proposta de 35% realmente puxa a coisa mais pra baixo daí sei lá. No mais ficamos todos sem informação confiável. Tb não sei se esta nova forma de deságio era sópara os 100 grandes. Mas estes tb não tem o que fazer. Ou aceita os 35 ou morre com nada. Tá tudo muito desproporcional acho que vc se obriga a aceitar na base da força bruta. Talvez amanhã saia o verdito.

    ResponderExcluir
  39. Ou seja, novamente estamos na situação do aceita ou aceita. Sinceramente não creio que alguém não vá aceitar. Ou os 35% agora ou nada. Esperar 10 anos para receber se muito 20% da massa falida sem reajuste??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei se é verdade, mas no outro blog já vi neguinho falando que tem 400.000 e que não tinha aceitado... cada louco com sua sentença, né? rs

      Excluir
    2. nem entram em contato com quem tem estes valores.... acho que somente quem tem de 1m pra cima... Agora imagina a dispariadade... o cara tem 2.... recebe 35% fica com 0,7...... abre mão de 1,3... o cara que tem 900...fica com 900...... coisa de louco......Enqanto não se bate o martelo ainda respiramos.

      Excluir
    3. é, pode ser "blefe" ou a pessoa nem foi contactada e por isso disse que não aceitou...bom, talvez amanhã mesmo tenhamos novidades, já que é o término do prazo para a aceitação do deságio e o Bacen não vai ficar esperando para sempre uma possível solução...

      Excluir
  40. Pessoal, não sabia desse blog, estava "preso" no anterior...

    essa historia de "falei com o Advogado do Caoa" me desculpem a sinceridade, mas ja passei do ponto de acreditar...

    Tenho 650 mil aplicado e aderi o desconto de 50%. Não me foi oferecido o de 35% portanto eu acho que o quem tem mais ta sendo consultado.

    não acho que 35% seja = 50% em 5 anos, pq o dinheiro sera corrigido ate la, mas ainda sim aceitaria pq preciso do $$.

    obrigado

    ResponderExcluir
  41. Ninguém sabe de nada a não ser boato. Se for verdade que 3bi dos 3,5 de ativos estão na mão dos 100 grandes investidores, não faz sentido algum entrarem em contato com os demais quase 4mil colegas de infortínio mas amedalhar 500mi sendo que muitos desses são cobertos pelo FGC. Estes 100 grandes com certeza não irão a público declamar sua decisão. Continuamos sem norte, sem sul... totalmente a deriva.

    ResponderExcluir
  42. Aêee Marcelito... #ForaAprendiz !! []'s

    Enfrentei 1 hora de fila no Bradesco mas recebi meu dinheiro hoje.

    Exatamente o valor do extrato do BVA em 19/10/12 (dia da intervenção). Em resumo, se o valor estivesse aplicado até hoje, eu teria mais 1500 reais em juros a receber, se o banco for "salvo", receberei meus 1500 reais de juros que não recebi ? Provavelmente não.

    Já estou com um processo judicial pronto caso o banco seja "salvo" mesmo, vou requerer meus juros e mais danos morais. Prometo passar (se salvo o banco) o modelo de processo a todos que desejarem. []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio do céu, não fala uma coisa dessas, se não, além de não receber o juros, também não vai receber o remanescente, já que o Sr. Caoa não vai comprar o banco... kkk...

      Excluir
    2. Éééé, típico comentário que além de não agregar nada, somente atrapalha.

      Valeu fabio1, mandou bem! kkkk

      Excluir
  43. Bom, cada um sabe onde dói o sapato, mas chega a ser hilário escutar falar de abrir processo por causa de 1500 reais. Muitos de nós tem o trabalho de uma vida escoando pelo ralo. Juro que adoraria perder somente 1500 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio1, danos morais contra quem? BVA, FGC, ou Bacen, ou todos? Qual o argumento? Base legal?

      O BVA teve intervenção pelo Bacen, então não vejo base legal pra ir contra o BVA, já que ele não "fechou" porque quis.

      O Bacen está no âmbito dele autorizar o funcionamento dos bancos, e atuar quando for necessário. Processar ele por exercer sua atividade, também é bem frágil legalmente.

      Já o FGC, precisa esperar o relatório do interventor (Bacen) pra pagar.

      Gostaria muito de saber.

      Excluir
    2. Como é difícil pra algumas pessoas aceitarem que erraram, dizer "eu errei", botar uma pedra e seguir em frente.

      Mas não, erram, e ainda botam a culpa nos ex-controladores, ex-funcionários, Bacen, FGC, a Deus e o mundo, menos nele mesmo. Tem gente já botando a culpa no Caoa por estar negociando o deságio pra tentar comprar o Banco.

      Excluir
    3. Não sei o fundamento legal para exigir juros durante a intervenção e, menos ainda, para exigir danos morais.

      Foi só por isso que demorei a liberar o comentário lá no meu blog. Achei que não seria pertinente com o momento "beira do precipício" que ainda estamos vivendo.

      Abraços

      Excluir
    4. Concordo contigo, Anônimo! Pelo amor, numa situação dessas, temos é que agradecer caso consigamos o total do valor investido. Nós que erramos e feio! Quisemos rendimentos acima do mercado e PUFT, nos demos mal... bola pra frente!

      Excluir
    5. Eu só queria saber do pq que os clientes não são informados de nada. Não é possivel que somente 35% do que existia na instituição sejam verdadeiros. A muito tempo estou tentando entender. Com a ausência de informações é impossivel qualquer certeza. Somente desconfio de que todos fomos vítimas de um belo golpe. Na minha opinião tem muita gente metida nisto. Mas isto não ajuda e nem resolve nada para a gente. Além do mais é uma opinião particular do tipo "eu acho". E quem acha não sane nada.

      Excluir
    6. Quem falou que só 35% são verdadeiros? Começa por aí. 35% é o deságio proposto. Poderia ser 45%, 55%, qlqer número. O Caoa propos 35% à vista porque sabe que de massa falida somente recupera por aí em muitos anos.

      O Bacen não vai à público porque ele atua em silêncio, ou ele falou que ia intervir no BVA? Agora vc acha que ele vai falar que vai ser vendido ou liquidado daqui duas semana?

      O FGC tbm não tem o que falar. Vai falar que está negociando? Claro que não, isso pode atrapalhar qlqer coisa.

      Temos que esperar. É isso. Vc não esperava vencer as LCIs? Então, agora espere tbm.Simples assim.

      Excluir
    7. Exatamente. Ninguém sabe o que é verdadeiro. Ao que consegui ler, nas outras instituições o FGC efetuava o levantamento dos valores e levava ao público interessado (outros bancos). Neste caso não fez isto e deixou acesso somente ao CAOA. Não sei se o meu comentário é verídico mas é a nítida impressão que tenho. Sendo verdade isto não é estranho? Ainda se for verdadeira este meu "devaneio" pouco importa se 35, 45, 55 80%..... a estrutura que interveio jogou o negócio no colo do CAOA e ele estará nos fazendo uma enorme benfeitoria ao nos salvar. Uma coisa eu tenho certeza: o que move o mundo é o dinheiro. Quem diz que não está enganado. E se meus argumentos estiverem corretos...... oque me dizem???

      Excluir
    8. Agora, se vc souber de alguém ou Banco que se dispoem a pagar mais que 35% à vista, ou 50% em cinco anos pelo BVA, apresente ele ao FGC e ao Bacen.

      Excluir
    9. Só estou "teorizando"...Afinal nunca passei por nada parecido. E as situações que acompanhei mesmo de longe...sempre haviam bancos interessados. Oras, o produto dos banco é dinheiro.
      Pq nenhum deles se interessou?
      Pq não tiveram acesso aos números.
      Pq não tiveram acesso??
      Aí está a questão.
      Mesmo em segmentos distintos, no caso do cruzeiro do sul que estava podre de fraudes, até neste caso o Santander expressou forte interesse.
      Mas no BVA ninguém...... Estranho né?

      Excluir
    10. Então, mas é simples. Cada qual sabe o que tem a receber do FGC. É o valor do dia da intervenção até 70 mil, Acabou. Não precisa o FGC informar nada a ninguém. Somente quando vai pagar, e isso pode demorar ou não, depende do relatório do interventor que pode durar até 6 meses (e mais outros 6).

      O FGC deixou acesso ao Caoa pois ele foi o único que realmente se interessou (único que fez proposta).

      Pode até ter jogado o negócio no colo do Caoa, mas ele sendo o único realmente interessado, pro FGC vale mais receber algo do valor que tem a receber, do que nada.

      Excluir
    11. Está sendo o único pois sempre só a ele foram dados os privilégios...... agora não adianta mais.... são meros comentários, meros últimos suspiros.
      Com toda certeza que melhor receber algo do que nada.... FGC está como a gente.

      Excluir
    12. O interessados tiveram acesso. Foi noticiado acredito que em dez/12 que o data center do BVA estava aberto a possíveis compradores.

      Agora, porque só Caoa realmente se interessou, não sei, e neste momento tbm, pouco importa ao meu ver. O que importa é alguém comprar, seja Caoa, seja quem for.

      Mas eae, o Santander se interessou e não comprou?Como o Plural se interessou em jan pelo BVA e não fez nenhuma proposta. Do que adiantou?!

      Excluir
    13. sim tudo conversa mole.... o que interessa de fato é que fiz a cagada de colocar a grana ali...e este "detalhe" se fará perceber até meus últimos dias. Sem chance de recompor o valor. Nem nos melhores sonhos posso imaginar como amenizar a perda de qualidade de vida. Mas assimilei o erro. Somente lamento. A culpa é minha eu que me deizei enganar pelo gerene sobrinho do Ivo Lobo. Quem é burro e ingênuo tem que se ferrar mesmo.

      Excluir
    14. Como vc sabe que ele foi o único que teve acesso? Tem a fonte? Pode me mostrar?

      O fundo Blackwood tbm fez proposta pra administrar os ativos do banco.

      A holding J&F tbm foi ao BVA em janeiro analisar.

      A diferença é que o FGC tem uns 30 bi em caixa. Pra ele 3 bi a menos ou mais, não vai dar muita dor de cabeça, hehehe

      Excluir
    15. Saber não sei de nada. Meros boatos. No caso de somente ele ter acesso isto foi "pego" em conversa com o pessoal que ligava apra desagiar 50%. Qdo perguntei pq somente ele teve acesso diziam não saber (assim como outra coisa qualquer eles nunca sabiam). O tal Blackwood, queria comprar somente os créditos podres e não tava nem aí pros clientes. Daí o BC não aceitaria. As demais nenhuma estendeu proposta pois juntamente não tinham os valores e novamente não tinham pq somente o CAOA tinha. Mas novamente comento que isto é o que eu acho e quem acha não sabe nada. Não me faz diferença ter razão ou não. O que faz diferença sim é sair vivo desta arapuca.

      Excluir
    16. Concordo. Pouco importa quem fez proposta ou não, quem teve acesso ou não, o que importa é a sairmos vivos desta situação.

      Excluir
    17. Ao "Anônimo" de "5 de março de 2013 22:42", contra o BVA (se não falir) afinal é com ele que tenho contrato.

      A base legal simples e pura é o papel timbrado contratual que você recebeu do BVA com prazo e juros do LCI. Isso é um contrato.

      O contrato foi quebrado sem consentimento de ambas as partes. Isso é no juizado é causa ganha.

      Descumpem os que tem milhões e ficam incomodados em eu querer meus milhares, mas também são meus e o mínimo que vocês deviam fazer é respeitar.

      []'s

      Excluir
    18. Fábio, o que você recebeu do BVA com o valor e juros foi um papel representativo de uma obrigação. Tecnicamente não foi um contrato. E, ainda assim, a simples quebra de contrato não significa dano moral. Tem leis regendo o assunto. Dê uma olhada na Lei 6.024/74, que eu indiquei no outro blog. De qq forma, isso daí vc vai entender melhor quando consultar um bom advogado. Abs!

      Excluir
  44. Concordo contigo Aprendiz. Tipo de comentário que não agrega em nada, não tem fundamento e base legal. Típico de gente que não sabe assumir o próprio erro.

    Somente atrapalha e coloca minhoca na cabeça dos outros.

    Não deveria liberar mesmo.

    ResponderExcluir
  45. Boa Aprendiz!

    Vi o teu post no teu blog: Lei 6.024/74:

    "Art . 6º A intervenção produzirá, desde sua decretação, os seguintes efeitos:

    a) suspensão da exigibilidade das obrigações vencidas;

    b) suspensão da fluência do prazo das obrigações vincendas anteriormente contraídas;

    c) inexigibilidade dos depósitos já existentes à data de sua decretação."

    ResponderExcluir
  46. LEI Nº 6.024, DE 13 DE MARÇO DE 1974.

    "Art . 4º O período da intervenção não excederá a seis (6) meses o qual, por decisão do Banco Central do Brasil, poderá ser prorrogado uma única vez, até o máximo de outros seis (6) meses.

    Art . 5º A intervenção será executada por interventor nomeado pelo Banco Central do Brasil, com planos poderes de gestão.

    Parágrafo único. Dependerão de prévia e expressa autorização do Banco Central do Brasil os atos do interventor que impliquem em disposição ou oneração do patrimônio da sociedade, admissão e demissão de pessoal.

    Art . 6º A intervenção produzirá, desde sua decretação, os seguintes efeitos:

    a) suspensão da exigibilidade das obrigações vencidas;

    b) suspensão da fluência do prazo das obrigações vincendas anteriormente contraídas;

    c) inexigibilidade dos depósitos já existentes à data de sua decretação."

    ResponderExcluir
  47. Notícia fresca no meu blog. Quem me odeia não precisa ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito o negócio está bem enroscado. Só espero que o Bacen não perca a paciência e decrete a liquidação.

      Excluir
    2. Olha quem está aqui. O mesmo que não deixou divulgar este blog no seu. Pelo visto anotou o endereço...

      Excluir
    3. é marcelito... será que é pq o blog dele definhou

      Excluir
  48. Estamos todos na eminência da falência.
    Acredito firmemente que uma negociação mais justa
    levaria a um bom acordo.
    Os grande sinvestidores possuem recuroso em diversas
    entidades e segmentos. Não depende única e exclusivamente
    do BVA. Fundos de pensão trabalham no longo prazo.
    Aplicar um deságio justo tanto aos grandes como nós
    bagrinhos mas imensa maioria numericamente falando.
    Nos casos dos fundos de pensão, desa´gios de 50% ou 35%
    não repercutem mais do que 2 ou 3% para o assegurado.
    Estivar os prazos para 15, 20 anos nestes casos.
    E nós pequenos, aplicar o deságio justo e nos dar prazos
    longos para retirada. Talvez 10% a cada ano até 10 anos.
    Abrir uma linha de cpredito ao comprado tb com 15 ou
    20 anos de prazo. Creio que seria possível minimizar
    a bancarrota de quase 4mil famílias.
    É tudo uma questãode bom senso. Claro que o CAOA
    quer maximizar os ganhos é normal. Mas as coisas tem
    limites. Em nossa vida qdo nos deparamos com situaçoes
    extremas como esta, creio que fazemos a nossa parte
    e tocamos a vida. Mas aqui envolve uma decisão
    absolutamente numérica e jogo de queda de praço
    puro. Não importa quanto. Mas sim "eu quero tudo".
    Bem é somente um desabafo. Não faz
    diferena alguma como não fazemos diferença alguma
    no processo. Ninguém enxerga a gente.

    ResponderExcluir
  49. Reproduzindo: "Proposta de Caoa para BVA tem 50% de aceitação (Por Carolina Mandl, Karin Sato e Vanessa Adachi | De São Paulo)

    Credores que possuem cerca de 50% da dívida do banco BVA haviam aceito até ontem a proposta de deságio levada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da rede de concessionárias Caoa. Se conseguir a adesão de credores que representem cerca de 95% dos R$ 900 milhões que estão sob negociação, o empresário deve assumir o banco, que está sob intervenção do Banco Central desde outubro. Por enquanto, as tratativas têm esbarrado principalmente em fundos de pensão e sindicatos, segundo o Valor apurou. A resistência tem se dado por dois motivos. Um deles é que algumas fundações ainda têm dúvidas se a proposta de deságio de 65% nos papéis que possuem representa um valor maior do que poderiam receber em caso de liquidação do BVA. O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, disse que recebeu com "indignação" a proposta de deságio de cerca de 65%.(...). Ele explicou ainda que não descarta a possibilidade de os credores receberem mais em caso de liquidação do banco.Esse também é o questionamento do Instituto de Previdência da Serra (IPS), cidade do Espírito Santo. Com R$ 33 milhões em aplicações do BVA, o Instituto de Previdência da Serra (IPS) afirma que não vai aderir ao deságio. "Acreditamos que podemos recuperar mais do que 35%. Vamos acionar a Justiça", diz o executivo. "Não dá para negociar um deságio de 65%." A Autometal, empresa de acessórios para a indústria automotiva, também já dá pistas de que resiste a aderir ao plano. Em seu balanço de 2012, a companhia afirma que já entrou com um processo judicial para buscar recuperar seu investimento, além de ter admitido um prejuízo parcial de R$ 12,7 milhões com a aplicação. A empresa tinha mais de R$ 40 milhões aplicados no banco. Também credora do BVA, a Unimed Caçapava ainda avalia se vai aderir à proposta. Com R$ 53 milhões em papéis do BVA, a Prefeitura de Indaiatuba diz que ainda não foi informada da proposta. A aceitação à proposta pelos credores também tem um aspecto político, segundo o Valor apurou. Muitas fundações e sindicatos já deram baixas nesses investimentos no balanço de 2012, sem que beneficiários e associados percebessem o prejuízo. Discutir a aceitação ao deságio, muitas vezes convocando assembleias, pode trazer desgaste e cobrança aos responsáveis pelo investimento. Alguns balanços de fundações já mostram o reconhecimento das perdas. Relatório de investimentos do fundo de pensão Serpros, que tem como principal patrocinador o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), aponta que a entidade já provisionou R$ 27,3 milhões da aplicação de R$ 54,2 milhões que fez em letras financeiras do banco BVA. A entidade disse que não se pronunciaria. Hoje haverá uma reunião com fundações para propor uma solução comum que contemple diversos tipos de problemas. A ideia é que todos os papéis detidos pelas fundações sejam colocados em um novo fundo de investimento, comum às entidades. Entrariam nele créditos que o BVA havia cedido a fundos de recebíveis e também Cédulas de Crédito Bancário originadas pelo banco e vendidas aos investidores. Nesse novo "fundão", o nível de coobrigação do BVA seria menor do que o existente hoje nos fundos de recebíveis do banco. O nível atual de coobrigação (percentual dos créditos que o banco se dispõe a cobrir em caso de inadimplência) aumentaria o passivo do banco ainda mais, inviabilizando sua recuperação. No caso das CCBs, as cobranças ficariam concentradas no fundo, evitando que um credor que acionou antes a Justiça, por exemplo, recebesse em detrimento de outro que comprou parte da mesma CCB. (...)."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, gente, acho que só um milagre mesmo... (não transcrevi toda a notícia, porque tem limitação de caracteres a postagem!)

      Excluir
    2. Há quatro meses não durmo direito, uma agonia esta situação

      Excluir
  50. Só para tranquilizar os clientes de corretoras que, como eu, aguardam ansiosamente a liberação da garantia dos valores aplicacos no BVA:

    http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2002/not20021025p13654.htm

    A notícia é de 2002. Acredito que na época a garantia era de 20 mil. Obviamente, todos nós sabemos que hoje a garantia é de até 70 mil.

    Flávio Mendes

    ResponderExcluir